Carta aos Alunos da ESMF – Francisca Poupino

Já está a começar a febre da Universidade e com isso as famosas dúvidas e incertezas. Sabemos como é. Mas melhor que nós, os ex-alunos da ESMF, actuais estudantes universitários, já passaram por isso e eles querem ajudar-vos a lidar com o drama pelo qual todos passaram.

Fica aqui a carta da Francisca Nunes Poupino, estudante na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, no curso Gestão do Lazer e Animação Turística:

1464117_326466304161759_1611415404_n

«Confesso que tive dificuldade em começar a escrever esta carta. Com tanta coisa para dizer e na tentativa de não me esquecer de nada, não sabia bem por onde começar…

Ainda me lembro do meu último dia de aulas do 12º ano como se tivesse sido ontem. A tristeza de irmos por caminhos diferentes e a nostalgia que se fazia sentir naquela que tinha sido a minha escola por 6 anos consecutivos e a qual conhecia tão bem, eram notáveis. Não queria separar-me dos meus amigos de longa data… mas tinha a certeza que esta nova etapa da minha vida iria ser inesquecível, tal como foram todos aqueles anos neste liceu. Lembro-me inclusive de quando soube os resultados da minha candidatura. Ter entrado na minha primeira opção fez-me pensar que todo aquele esforço no secundário tinha valido a pena. Melhor ainda foi ver todos os meus amigos felicíssimos por saber que iam para o ensino superior e por praticamente todos terem entrado nas suas primeiras escolhas.

Claro que, a seguir, veio a ansiedade e o nervosismo. Fazer a matrícula, arranjar uma casa onde ficar, ir às praxes, conhecer pessoas novas… Tudo isto aconteceu em muito pouco tempo. No meu caso, as praxes duraram uma semana mas só terminarão oficialmente em maio, quando trajar pela primeira vez e deixar de ser caloira. Aconselho qualquer futuro caloiro a participar nas praxes. É uma experiência única que irão recordar, que vos dará muitas histórias para contar no futuro e que será, provavelmente, dos melhores momentos da vida universitária. Nas praxes conhecemos os nossos futuros colegas, fazemos novas amizades e defendemos o nosso curso perante todos. Vão fazer palhaçadas, vão sujar-se com farinha, ovos, ketchup e gritar e cantar mais alto que nunca. E, no fim, vão aperceber-se que valeu a pena passar por tudo isso e que já fazem parte de uma grande família na vossa nova escola. Claro que nem todos partilham desta opinião e há que manter sempre a nossa dignidade e integridade. Nunca façam nada com que não se sintam confortáveis e recusem qualquer praxe que vá contra os vossos princípios.

Ir para a universidade trouxe muitas mudanças. Já não vejo a minha família e os meus amigos de Abrantes tão regularmente, passei a estar encarregue das tarefas domésticas na minha nova “casa” e a usar os meios de transporte regularmente, coisa que não fazia antes. Passei também a valorizar muito mais certas coisas que dantes dava como garantidas. De certa forma, acho que cresci como pessoa…

O melhor conselho que posso dar àqueles que brevemente também entrarão no mundo universitário é irem com uma mente aberta. Esforcem-se por conhecer a vossa universidade, as pessoas e, sobretudo, não se isolem. Igualmente importante é não se esquecerem do lugar de onde vieram pois vão ter imensas saudades da vossa cidade, de todas as memórias que construíram nela, de todos os lugares a que iam diariamente e das pessoas com quem conviviam. Acreditem que, por muito que queiram aventurar-se em novos sítios e conhecer outras cidades, irão sempre querer voltar ao lugar que vos viu crescer. Tentem ao máximo manter as amizades que já tinham antes e que, de certa forma, vos ajudaram a chegar onde estão hoje. Aproveitem os momentos que têm com os vossos velhos amigos e com a vossa família e, sobretudo, usufruam ao máximo desta nova experiência.

Afinal… este é apenas o começo das nossas vidas!»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s