Equinócio da Primavera

Chegou finalmente a Primavera!

O dia de hoje, 20 de março de 2014, é marcado pelo começo da Primavera e por isso o vosso Jornal vem reforçar o conselho deste mês:

“Já sentes o calor a apertar, não é verdade? E aquele solinho que entra pela janela até te dá vontade de sair de casa… Este mês o Jornal aconselha-te a calçares mais vezes os ténis e a substituíres o pijama pelo fato de treino.
Se estás interessado em praticar algum desporto, na nossa zona podes encontrar: Patinagem, Canoagem, Karaté, Futebol, Natação, Atletismo, Râguebi, Basquetebol, Voleibol, Ninjutso…

Estás à espera de quê?! Mudar o canal da televisão não é nenhum desporto!”

Além disso o jornal Público dedicou uma noticia a este dia, que achamos ser interessante:

Na cultura popular, a Primavera começa no dia 21 de Março. Mas não: o tempo do verde, das flores e das alergias chega nesta quinta-feira, dia 20, às 16h57 em Portugal.
É esta a data e a hora exacta em que este ano se assinala o equinócio da Primavera no país. Neste preciso momento, o Sol estará a cruzar o chamado equador celeste, isto é, a projecção do plano equatorial da Terra no espaço. O equinócio da Primavera está associado a outra característica mais fácil de se compreender: marca a data em que o dia e a noite têm a mesma duração, ou seja, 12 horas.

Nada disso, no entanto, é tão simples assim. A começar pela data. Os equinócios da Primavera não distam no tempo por um número exacto de dias. Na verdade, são 365 dias, cinco horas, 48 minutos, 45 segundos e duas décimas.[…] É impossível fixar uma data exacta para o começo da Primavera. “O verdadeiro cálculo não está ligado matematicamente ao dia 21 de Março”, acrescenta Rui Agostinho.
Na verdade, o começo da Primavera tem ocorrido sobretudo no dia 20 e assim será ainda com maior frequência no futuro. Desde 2000, somente em 2003 e 2007 é que o equinócio da Primavera ocorreu no dia 21 de Março. E até 2050 isto não voltará a acontecer. Pelo contrário, em 2044 e 2048 a Primavera chegará no dia 19 de Março.

[…] Agora, os dias continuarão a crescer até 21 de Junho, data do solstício de Verão. Antes disso, já a 30 de Março, muda a hora e os relógios avançam 60 minutos quando for 1h da manhã.” (notícia completa em http://www.publico.pt/n1628887)

1t08rkx8ykflne41iuo8jwg2o

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s